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Calendário de Devolução de Descontos INSS: Ressarcimento do mês de Abril inicia hoje (26/05/2025)

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A partir desta segunda-feira (26), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a restituir os valores descontados indevidamente nas aposentadorias e pensões do mês de abril. Esses descontos foram referentes a mensalidades de associações, que deveriam ter sido suspensas. No total, serão devolvidos aproximadamente R$ 292 milhões.

Embora a decisão de suspensão tenha sido tomada no fim de abril, os descontos ainda ocorreram, pois a folha de pagamento já estava fechada. O INSS, no entanto, reteve os valores e não os repassou às entidades.

Agora, os reembolsos serão feitos junto com os pagamentos regulares dos benefícios, entre os dias 26 de maio e 6 de junho. Os beneficiários não precisam fazer nenhum pedido, pois o valor será depositado automaticamente.


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Calendário de pagamento

A data do reembolso varia conforme o valor do benefício (igual ou superior a um salário-mínimo) e o último dígito do número do Benefício (NB), desconsiderando o dígito verificador.

Para quem recebe até um salário-mínimo:

Final do NBData de pagamento
126 de maio
227 de maio
328 de maio
429 de maio
530 de maio
62 de junho
73 de junho
84 de junho
95 de junho
06 de junho

Para quem recebe acima de um salário-mínimo:

Finais do NBData de pagamento
1 e 62 de junho
2 e 73 de junho
3 e 84 de junho
4 e 95 de junho
5 e 06 de junho

Sobre mensalidades antigas

Caso o aposentado ou pensionista não reconheça a autorização de algum desconto associativo anterior, pode solicitar a devolução pelo aplicativo ou site Meu INSS, ou pelo telefone 135. Basta informar se autorizou ou não o desconto. Não é necessário apresentar documentos.

O INSS vai pedir que a entidade comprove a autorização. Se não houver comprovação, a entidade deverá devolver o valor ao INSS, que repassará ao beneficiário por meio da mesma conta ou cartão utilizado normalmente.


Alerta contra golpes

Fique atento a golpes! O INSS só envia informações pelo Meu INSS. Não encaminha mensagens, links por e-mail, SMS ou WhatsApp, e também não realiza ligações para tratar do assunto.

Desconfie de qualquer contato suspeito, bloqueie a comunicação e denuncie à Ouvidoria por meio do site gov.br/falabr ou pelo telefone 135.

Em caso de dúvidas, consulte apenas os canais oficiais do INSS ou do Governo Federal.

Fonte: Agência GOV